História

Semana do Quadrinho

Nacional Manaus

A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus é um evento que visa promover e celebrar a produção de quadrinhos brasileiros. A primeira edição ocorreu em 2019 e teve como objetivo fomentar a leitura de quadrinhos entre o público jovem. O evento ofereceu lançamentos de livros e revistas, oficinas, palestras e mesas de autógrafos. O evento também organiza uma feira de artistas com quadrinistas de diversos estados do brasil. Nesta edição de 2024 isso tudo acontece na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada no Centro de Manaus, e com entrada gratuita. A programação em também terá atrações no Palacete Provincial e uma exposição na Galeria do Largo. Uma iniciativa valiosa para apoiar e valorizar os talentosos quadrinistas nacionais e, em especial os amazonenses.

Edições Anteriores

1° Edição 2019

Em 2019, Manaus celebrou o Dia do Quadrinho Nacional com o 1º Evento da Semana do Quadrinho, organizado pelo Grupo Ajuri. O evento contou com lançamentos de revistas, exposições e participação de artistas locais, marcando um momento histórico para o quadrinho na cidade.

2° Edição 2020

O Grupo Ajuri realizou o 2º Evento da Semana do Quadrinho Nacional Manaus 2020, com três dias de palestras, oficinas e venda de HQs. Destaques foram “Ajuricaba”, “Trovão 2”, “A Última Flecha” e a coletânea “Ajuri Zine”. O evento focou na formação de novos artistas.

3° Edição 2021

A 3ª Semana do Quadrinho Nacional Manaus 2021 aconteceu de 15 a 18 de fevereiro, adaptando-se à pandemia em formato online. O evento ofereceu bate-papos, oficinas e foi realizado em parceria entre o Coletivo Ajuri e Norte em Quadrinhos, com apoio do Programa Cultura Criativa e Lei Aldir Blanc.

4° Edição 2022

A 4ª Semana do Quadrinho Nacional Manaus, de 29 de janeiro a 6 de fevereiro, apresentou rodas de debate, mesas de autógrafos e com as exposições “Sarana” na Casa das Artes e “Manara” no Amazonas Shopping, com participação de artistas renomados.

5° Edição 2023

A 5ª Semana do Quadrinho Nacional Manaus ocorreu na Biblioteca Pública do Amazonas, celebrando o Dia do Quadrinho Nacional. Destaques incluíram o lançamento da HQ “Death Hunt” de Stan Lee e o Artists’ Alley com artistas de vários estados. O evento teve palestras, um concurso e entrada franca.

6° Edição 2024

Em 2024, a Semana do Quadrinho Nacional de Manaus destaca-se por promover quadrinhos brasileiros e incentivar a leitura entre jovens. Realizada na Biblioteca Pública do Amazonas e outros locais, a edição oferece lançamentos, oficinas e palestras, com participação de artistas de diversos estados e entrada gratuita.

Equipe da SQNMao

Evaldo
Vasconcelos

produtor cultural e roteirista. escreve roteiros para hqs desde 2015. Autor da HQ Maramunhã.

Sâmela
Hidalgo

Editora de HQs e Assessora de Imprensa na Panini. Idealizadora do Norte em Quadrinhos.

Luiz
Andrade

Luiz Andrade, quadrinista e escritor manauara, tem obras como “memorabilia” e “Trovão”. Publica a tira Mandapizza com Ray Cardoso.

Geovan
Motter

Designer, ilustrador e quadrinista. Tem destaque com diagramação para vários estúdios de quadrinhos e sua HQ independente Totó.

Evaldo Vasconcelos

Evaldo Vasconcelos é um roteirista, professor de roteiro e produtor cultural amazonense.
Formado em Produção Cultural pela FGV, trabalha na área desde 2009.
Em 2015 roteirizou seu primeiro trabalho, a revista Historia de Manaus em Quadrinhos para o Conselho Municipal de Cultura de Manaus. Em 2022, publicou o quadrinho Maramunhã, Uma Lenda Manaus que foi finalista ao troféu HQMix de Melhor Quadrinho infantil.
Desde 2022, leciona roteiro de quadrinhos e seu principal projeto na área é o Quadrinhos Sateré que forma roteiristas de quadrinhos entre crianças e adolescentes de uma comunidade Sateré Mawé em Manaus.
Atualmente está escrevendo o segundo volume da série Maramunhã chamado Maramunhã, Na Terra do Waraná. Também esta escrevendo seus dois roteiros para animação que foram contemplados no edital da Lei Paulo Gustavo para produções audiovisuais.
Desde 2019 é um dos produtores da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus.

Destaques

Sâmela Hidalgo

Manauara, editora de quadrinhos, trabalhou na Devir Brasil durante cinco anos como assistente editorial e assessora de imprensa. Atuou por 2 anos como produtora editorial no Estúdio Eleven Dragons, foi curadora dos títulos da Social Comics e apresentadora do talk show Ainda Bem que não é Ao Vivo. Atualmente, é colunista no site Mina de HQ, idealizadora do projeto Norte em Quadrinhos e Assessora de Imprensa na Panini Brasil.

Destaques

Luiz Andrade

Escritor, editor e quadrinista, Luiz Andrade é manauara e tem formação em língua e literatura portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de marketing editorial e na edição e preparação de livros e quadrinhos. Já publicou os quadrinhos “memorabilia”, “Trovão” e “Ajuri Comics” e textos em revistas e antologias de contos, entre elas “Creepypastas” (Lendari), “Café Espacial” n.º20 e “Velho, novo e sem tempo”. Atualmente publica a tira de humor Mandapizza com sua parceira Ray Cardoso.

Destaques

Geovan Motter

Geovan Motter é designer, ilustrador e quadrinista, graduado em Design Gráfico e apaixonado pelo mundo dos quadrinhos. Ele atua como designer por meio de sua agência ARAWETÉ DESIGN e é membro ativo dos estúdios, C-4 STUDIO, STONES STUDIO, HYPER COMIX e MANGUE STUDIO. Além disso, Geovan colabora com outros artistas e estúdios na produção de quadrinhos, além de liderar seu próprio selo de quadrinhos independentes QUADRINHOS.CÃO, no qual tem seu trabalho de maior destaque com a HQ Totó, que já conta com 3 edições.

Destaques